top of page
2022-MEQ1-CAPA DA DISCIPLINA.png
2021-DIDCIENC-FIGURA-DETALHES DO PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA.jpg
2023-MEQ1-cronograma da disciplina 2023-07-15.png
2023-MEQ1-REGISTRO DE PRESENÇAS E FALTAS 2023-07-06.png
2023-MEQ1-NOTAS DAS PROVAS E TRABALHOS 2023-07-06.png
2021-MEQ1-O QUE IREMOS ESTUDAR-BOTOES PA

 A disciplina “METODOLOGIA DO ENSINO EM QUÍMICA I” possui seu foco no estudo em uma das dimensões da gestão da sala de aula, que é o trabalho com o conhecimento. Assim, reconheceremos as características e as diferentes tipologias do conhecimento, suas transformações e apropriações (com o foco no conhecimento químico) pelo Currículo do Estado de São Paulo e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) .

2022-MEQ1-LOGO-AULAS PRESENCIAIS.png

 A disciplina será desenvolvida presencialmente, às terças-feiras, das 20:50 às 22h30, de forma presencial, sempre respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pela USP e propondo, no caso específico de alunos cursando a disciplina em exercício domiciliar, um conjunto de atividades a serem realizadas em casa e que são os mesmo trabalhos de 1 a 10 disponibilizados para os alunos presenciais).

2021-didcienc-botoes-lives semanais.png

As Lives semanais assíncronas não estão previstas para esta disciplina. A opção pelas lives será feita apenas se houver necessidade devido a alguma restrição de encontros presenciais definidos pela USP durante o semestre letivo.​​

2021-didcienc-botoes-aulas gravadas.png

​  Cada um dos temas da semana serão sistematizados em aulas curtas que serão gravadas e disponibilizadas no site da disciplina, configurando-se como uma atividade assíncrona optativa para ser desenvolvida pelo aluno nos horários e dias de sua preferência. Essas aulas gravadas facilitam também o acompanhamento da disciplina pelos alunos em exercício domiciliar.​​

2021-didcienc-botoes-atividades avaliati

​  Também estão previstos trabalhos semanais no formato de formulários google, configurando-se também como uma atividade assíncrona para ser desenvolvida pelo aluno nos horários e dias de sua preferência, sendo observada a data limite de entrega, definida para ser toda terça-feira até as 20h50, logo no início da aula. Após às 20h50 da terça-feira, o formulário será fechado para recebimento de novos envios. Uma contagem regressiva até o horário e data limite para entrega do trabalho será disponibilizada na página da disciplina, no acesso a cada um dos trabalhos.

O acesso a cada trabalho semanal pode ser feito na página de cada aula, quando for previsto trabalho para aquela aula.

Para alunos em exercício domiciliar, esses trabalhos de 1 a 10 configuram-se como os trabalhos semanais de acompanhamento de estudos solicitados para serem desenvolvidos a cada semana, não sendo permitida a sua entrega fora do prazo estabelecido.​​

2021-MEQ1-AVALIAÇÃO-BOTOES PÁGINA HOME.p

Instrumentos

​   Como instrumentos de avaliação serão utilizadas 2 provas presenciais em sala de aula e 10 trabalhos em formulários google que poderão ser feitos em casa.

  Todas os instrumentos de avaliação deverão ser respondidos de forma individual.

2022-DIDCIENC-LOGO-PROVAS E TRABALHOS2.jpg

Critérios

​ Como critérios de avaliação, o conjunto das 2 provas corresponderá a 70% da nota da disciplina, enquanto o conjunto dos 10 trabalhos 30% da nota, conforme estabelecido na ementa da disciplina disponível no sistema Júpiter.

 Cada questão será corrigida sempre creditando uma nota percentual, considerando o quanto a resposta dada contempla os principais elementos solicitados em cada questão e considerando as diferenças de peso de cada questão, quando for o caso.

Caso o licenciando não atinja a média mínima (5,0), mas consiga uma nota média acima de 3,0, poderá fazer uma nova prova (prova de recuperação) na qual serão cobrados todos os conteúdos das 15 semanas. Nesse caso, o aluno que fizer a prova de recuperação precisará conseguir uma nota igual ou superior a 5,0 na prova para conseguir ser aprovado.

No caso de alunos em exercício domiciliar, a prova está estabelecida para ser aplicada presencialmente, podendo ser aplicada de outras formas caso a condição médica do aluno se mostre inviável para fazê-la presencialmente, segundo formalização médica e solicitação antecipada à data da prova. A falta de contato do aluno com o docente da disciplina, antes da data da prova, caracterizará desistência em realizar a prova, não sendo prevista, neste caso em específico, a realização de uma 2a chamada.

2021-MEQ1-FREQUÊNCIA-BOTOES PÁGINA HOME.

  A frequência na disciplina será calculada pela efetiva participação do graduando nas aulas presenciais (ou lives, se for o caso).   Entende-se por efetiva participação, o aluno que participar de, no mínimo, 50% do tempo da aula e responder e assinar a lista de chamada. Como são previstas 15 horas, será permitida até 5 faltas na disciplina e que corresponderá aproximadamente a 30% de faltas, limite estabelecido pela USP para a não reprovação por falta.

Em relação aos alunos em exercício domiciliar, a presença do aluno será contabilizada de outras formas, sendo neste caso dispensada a assinatura da lista de presença. A presença em cada aula será substituída pelos trabalhos de 1 a 10 previstos na disciplina e que deverão ser entregues até uma determinada data e horário definido na disciplina. Não serão aceitos trabalhos entregues fora do prazo.

Não é previsto qualquer abono de faltas na disciplina (mesmo com a apresentação de atestados e justificativa formalizada pelo aluno) resultantes da ausência do aluno na aula devido à participação em atividades pontuais de interesse do aluno, afastamento por motivos médicos (exercício domiciliar é uma exceção) e até devido a convicções religiosas (Parecer CNE/CES n. 224/2006). Isso se deve por não haver amparo legal para aplicação de abono de faltas no âmbito da educação. (conforme despacho da Pró-Reitoria de Graduação da USP, de 27/04/1998, atendendo o decreto lei federal 1044, de 21/10/1969 e Lei de 6202, de 17/04/1975). Nesses casos, o aluno pode utilizar a prerrogativa inerente ao seu direito regimental de faltar em até 30% das aulas de cada disciplina em que esteja matriculado.

2021-MEQ1-ACESSE AS AULAS ABAIXO-BOTOES
bottom of page